Comunicação e tecnologias inteligentes

Publicado: 07/06/2009 em cidadania

De acordo com Pierre Lévy, seria o fim da história? O autor destaca a evolução dos meios virtuais como importante, porém não está devidamente consolidado. Argumenta que muitos dados e conteúdos disponíveis da internet ainda são compartimendados, e muitos dados se perdem sem que se possa ter o conhecimento de forma ampla.

Nesta esteira, o hábito e a conservação da história através dos escritos ainda não conseguem ser substituídos totalmente pelo mundo virtual. Os portais, sites, iphone, blogs e tantas outras ferramentas ainda não estão preparadas de forma interativa. Na escalada da evolução da aprendizagem individual, com sistemas e software, muitos arquivos são armazenados na rede web, ao ver do autor, porém não são suficientes para a consolidação do conhecimento.

As pessoas percebem que avançar é imprecindível, mas também é necessária a utilização da criatividade e boas ferramentas, como forma de promover a atração e interatividade compatível com a ecomonia de mercado, de forma que o ser humano não perca o embate com a máquina.

Mas como bem comentou a jornalista Wania Bessutti mesmo diante desses paradigmas é fundamental comemorarmos tantos avanços e trata-se de um caminho sem volta. O jornalista e pesquisador Benedito Teles faz uma análise comparada muito interessante em seu “banquete informacional”, frente à provocação pela voracidade de consumo da informação proporcionada pelos meios eletrônicos.

O autor Pierre Lévy, cita em “As Tecnologias da Inteligência”, que é preciso disponiblizar a informação ao público de interesse, pois estes desejam obter a informação mas confiável, o mais rápido possível, para tomada de decisão”. Mas é fundamental salientar que as informações chegam até nós das formais mais surpreendentes possíveis, pelo Orkut, mensseger, SMS, RSS e tantos outros meios de relacionamentos virtuais. A jornalista Caroline destaca a evolução das máquinas em seu blog moresweet, quem pensou que com a Revolução Industrial o homem teria total domínio sobre as máquinas se suspreende nos dias de hoje.
(foto montagem autor desconhecido – internet)
Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s