Em defesa de representantes com FICHA LIMPA

Publicado: 08/03/2010 em cidadania
Este blog defende candidatura de “FICHA LIMPA”
Defendemos que uma pessoa que tenha sua condenação confirmada por um Colegiado de Magistrados em Segundo Grau, deverá ter seu registro de candidatura indeferido, de forma preventiva. Muito feliz o posicionamento da presidência da OAB/Nacional e de alguns raros parlamentares que defendem esta bandeira.
Assistia neste sábado um debate na TV Câmara sobre o combate à corrupção, e um deputado federal do Rio de Janeiro, advogava contra o indeferimento de candidatos ficha suja, por entender que isso poderia promover injustiça. O que você acha?
Injustiça mesmo é alguns políticos colocarem dinheiro público em cuecas, meias, sapatos, sacolas e ainda tem capacidade de discutir se renuncia ou não para evitar perda de direitos políticos.
Por isso, este blog defende que para representar politicamente os cidadãos é imprescindível que se tenha FICHA LIMPA.
Parabéns ao MPF e todos os órgãos e pessoas que levantaram esta importante bandeira da cidadania.
Anúncios
comentários
  1. Valeu, Celso!! Estou contigo!Proibir candidatos com ficha suja antes de se elegerem já iria fazer uma enorme diferença na política brasileira. Muitos utilizam o cargo político pra se esquivarem das condenações.Aqui em Brasília tá difícil arrumar gente boa pra eleger.Espero que ai em Rondônia você esteja melhor.Você podia aproveitar seus conhecimentos como advogado e jornalista (formado) para se candidatar a um cargo público. Acho que, além de perfil, você tem o ímpeto para modificar a política nacional. Por que não deputado federal?Abraço pra tu!Mande um abraço pro Arruda aqui em Brasília.Valeu!

  2. CAro Marcus, obrigado pelas palavras de incentivo. Realmente meu espírito cidadão fala alto quando se fala em respeito ao dinheiro público e aos cidadãos d uma forma geral. Quanto a candidatura, é realmente uma alternativa. Como vice-presidente do PDT de Porto Velho, acompanhado pelo ex-vereador Mário Jorge, presidente do partido, tenho ouvido muitas sugestões para ser candidato. Por isso, coloquei meu nome à disposição do partido como pré-candidato à uma vaga na Câmara Federal.Acredito que "enquantos os homens de bem não tiverem a ousadia dos canalhas, não teremos uma país melhor".Um forte abraço!!

  3. Anonymous disse:

    Concordo Celso. Realmente vc tem perfil para se candidatar e, além disso, vc tem conhecimento e coragem para ir em busca dos ideais para se formar uma sociedade mais digna e com melhores oportunidades. Acredito que este é o caminho. Siga em frente. Regina Zoghbi/Porto Velho-RO

  4. Não é de hoje que ficamos sabendo, um tanto impotentes, dos desmazelos que alguns políticos de nosso País realizam com as verbas públicas. Esse projeto nada mais é do que uma tentativa de resgate da cidadania plena, freando aqueles viciados em "meter a mão" no dinheiro público. Estima-se que perto de 30% do que se investe em obras e serviços públicos, nas três esferas, "escoe pelos ralos" Ficha limpa já!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns pela iniciativa!

  5. Prezado Celso, o prncípio do contraditório deve ser exercido de forma exauriente. Entretanto, quando o processo chega na 2ª instãncia, ou seja, no Tribunal propriamente dito, lá já não se discute o contraditório, mas apenas a existência ou não do direito material. Acredito também que se um candidato foi condenado na 1ª instância, e teve todos os meios de prova para se defender, inclusive juntando documentos que comprovassem sua inocência, nada mais justo que tenha sua candidatura, suspensa até o julgamento final, pois só assim estaremos separando o joio do trigo! (parafrazeando o ditado bíblico).

  6. Prezado Celso,Creio que atitudes como esta reforçam ainda mais o "Estado Democrático de Direito", além de diminuir o fantasma da corrupção que assola todos os níveis dos três poderes constituídos. Porém, o ideal seria como ocorre nos países "socialistas" escandinavos, onde os parlamentares não recebem salários para representarem o povo. Todos são profissionais liberais que despendem parte do seu tempo para promoverem o "bem comum" a toda sociedade!

  7. É inegável que os desmandos levados a efeito pelos nossos mandatários, cada dia mais pitorescos, intrincados e envoltos em estratagemas sutis, nos deixam combalidos e, não raros os momentos, totalmente desistimulados a primar pela austeridade. É justamente em função disso, que devemos receber com extrema felicidade e receptividade o exemplo de pessoas que se predispõem a erguer a voz, com propriedade e solidez, para propalar o inconformismo para com essa realidade funesta, que só poderá ser debelada com a pulverização de uma consciência ética que venha catalisar a alienação que acaba por equiparar boa parte da massa populacional a bois que trilham cegamente o caminho rumo ao sumário abate.Logo, contragulamos a iniciativa, sobretudo com relação a bandeira da ficha limpa que, apesar de ter estado em voga ultimamente, em sede de um discurso um tanto quanto populista e demagagogo, precisa realmente ser debatida com afinco, por se traduzir em um instrumento capaz de depurar os aspirantes a ser investidos na direção das atividades sublimes do ente estatal.

  8. Caros leitores deste blog, agradeço os comentários e apoio a esta corrente pela Cidadania. Sejamos todos multiplicadores desta FRENTE PELA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA "FICHA LIMPA"

  9. Entendemos que é anseio de todo o brasileiro que todos os candidatos a quaisquer cargos eletivos, deveriam ter no mínimo sua "FICHA LIMPA", a aí entenda-se não necessáriamente estar respondendo a processo, independentemente do transito em julgado ou não da decisão. Não seria interessante que tivessem pelo menos uma das condições necessárias de que um Ministro necessita para investudura no cargo, qual seja, REPUTAÇÃO ILIBADA? Difícil é que os nossos parlamentares aprovem ou encaminhei projeto de Lei que defina como inelegível os candidatos que não preencham certos requesitos. Mas como todo o brasileiro, sonhamos com o dia em que a ética e o amor a pátria e a todos que nela vivem tome conta do executivo e legislativo federal e assima passemos a ver no horário nobre dos noticiários reportagens vergonhosas e que mesmom com todo o alarde, os responsáveis ficam impunes.

  10. Lilópez disse:

    Caro Amigo.É claro e cristalino que eu concorde com suas preocupações em varrer da face da terra todo aquele karoço da terra que com sua baba amarela tende a nos fazer de bobo por gerações atrás de gerações.A rapa da panela do caldeirão da ditadura ainda não deixou o poder totalmente e não só isso; incluíram outros nomes (seus decendentes indecentes) para darem continuidade a toda essa porcaria chamada de parlamento (nem todos devem ser incluídos) mas a maioria. Infelizmente não só nos legislativos há a corrupção, mas em todos os poderes, alguns mais que os outros.Mas enfim o que fazer senão assitir a cada nova eleição esse tipo de postura ignóbil.Abçs Lilópez.Radio Nova Geração SC

  11. Anonymous disse:

    Querido Celso, da minha parte ta mais que apoiado.Precisamos de pessoas que saibam e entendam de nossas reias necessidades e que acima de tudo tenham caráter para isso.AbraçosBeatriz Gianotti

  12. Parabéns pela iniciativa de tocar nenhum ponto tão polêmico e de grande magnitude, se os poucos políticos do nosso país q são a menoria pudessem contribuir pra q tome como meta dar apoio e incentivo nessa questão (FICHA LIMPA), quem sabe poderiamos ter uma nação mais degna, portanto fique vc sabendo Celso, como colega de trabalho e admirador sei do seu potêncial como parlamento na esfera federal, sei q vamos ser bem representados por vossa senhoria.Atenciosamente.Tonéo

  13. Obrigado a todos os internautas que deixaram seus depoimento, a pura expressão de sentimento por um país melhor!! Este é apenas um dos pontos que nós, brasileiros, precisamos ajudar a doutrinar àquelas pessoas que não tiveram ou não tem acesso a informação.

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s