FENAJUFE: Delegados reafirmam greve do Judiciário Federal

Publicado: 03/05/2010 em cidadania
BRASÍLIA – 02/05/10 – Reunidos no Hotel Nacional em Brasília, os 115 delegados e quatro observadores da reunião ampliada, representando 27 sindicatos de todo o país debateram durante este domingo [02] o cenário nacional em torno da tramitação dos PLs 6613/09 e 6697/09 e também definiram o calendário de greve. Após um amplo debate, com várias intervenções dos servidores presentes, os delegados concluíram que é preciso construir um movimento forte e unificado e, nesse sentido, aprovaram realizar, em todo o país, a greve a partir do dia 6 de maio em defesa da aprovação dos projetos que revisam os PCSs da categoria.

Duas propostas foram debatidas na ampliada: a deflagração da greve a partir do dia 6 de maio, seguindo o calendário aprovado no 7° Congrejufe, em Fortaleza; e uma paralisação de 24 horas no dia 6 e a deflagração da greve por tempo indeterminado a partir do dia 12 de maio. A proposta aprovada [greve a partir do dia 06] foi considerada pela maioria dos delegados a data mais apropriada, uma vez que em vários Estados a categoria já está sendo mobilizada para a greve e que já aprovaram em suas assembleias a entrada no dia 6. A maioria das intervenções considerou que os fatos da última semana [audiência pública dia 27 de abril e a retirada do PL 6613/09 da pauta da Comissão de Trabalho do dia 28] deixam claro que não é mais possível aguardar as negociações em torno da questão orçamentária dos projetos sem estar em greve.

Considerando que alguns Estados ainda não definiram em assembleia a deflagração da greve e que outros já votaram pelo início do movimento antes mesmo do dia 6, os delegados da reunião ampliada ressaltaram que é preciso respeitar as especificidades e a autonomia de cada Estado.

“Não podemos dar mais tempo para o governo e nem para o Judiciário. Os Estados que tiverem condições devem deflagrar sua greve agora e os outros vão entrando para fortalecer o movimento. Precisamos começar logo e saudar aqueles Estados que já aprovaram parar as atividades antes mesmo do dia 6”, defendeu Saulo Arcangeli, coordenador geral da Fenajufe, ao citar a decisão das assembleias do Sindijufe-MT e do Sitram-AM que decidiram entrar em greve já nesta segunda-feira, 3 de maio.

Reforçando o entendimento de Saulo, o coordenador Evilásio Dantas considerou fundamental a entrada na greve de imediato, uma vez que, na sua avaliação, o governo já demonstrou que é contrário à implementação dos PCSs. “Votei pela greve a partir do dia 6 de maio, porque acredito que o governo esteja empurrando com a barriga e esperando a Copa do Mundo, o recesso parlamentar, as eleições e, principalmente, a aprovação do PLP 549/09, que aniquila qualquer possibilidade de melhoria salarial nos próximos dez anos”, ressalta Evilásio.

A coordenadora Fátima Arantes ressalta que a reunião ampliada, com caráter deliberativo, é soberana e, por isso, os sindicatos devem trabalhar para construir a greve já no próximo dia 6. “Os sindicatos que já estiverem preparados devem entrar em greve imediatamente e os demais devem se esforçar para seguir o calendário aprovado, reforçando o movimento em todo o país”, finaliza Fátima.

Os coordenadores que estarão no plantão esta semana orientam que os sindicatos em greve enviem representantes para Brasília na próxima quinta-feira, 6 de maio, para compor o Comando Nacional de Greve.

SINSJUSTRA: Representaram os servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre os servidores José Severino dos Santos (J.Santos) e Jorge Batista dos Santos (Jorjão) e Gerner Matos, que é diretor da FENAJUFE, além do representante dos servidores da Justiça Eleitoral o servidor Edirlei Souza.

(fonte: Leonor Costa/Fenajufe. Fotos: Joana Darc)
Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s