FNCJ uma história de conquistas e aprimoramento da comunicação da Justiça brasileira

Publicado: 25/05/2010 em cidadania
O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, criado informalmente em 1999 e legamente a partir de março de 2002 vai realizar o 6º Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (CONBRASCOM). Em 1999 na capital do Maranhão surge o primeiro Encontro de Assessores de Comunicação da Justiça do Trabalho e no encontro seguinte outros ramos da Justiça, inclusive dos Ministérios Públicos passaram a participar dos encontros. Em Maceió/AL durante o 3º Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Judiciário e Ministério Público, em março de 2002, o encontro entre este bloqueiro e a jornalista Edvânia Kátia, atualmente assessora de comunicação do TRT do Maranhão surge a proposta de instituir o FNCJ legalmente como uma organização sem fins lucrativos para congregar os assessores de comunicação da Justiça. Conheça um pouco da história.
2002: Maceió/AL
Encontro histórico com uma programação focada no aprimoração das mídias e o anúncio da criação da TV Justiça como uma emissora da Justiça, a tv com sotaques. Neste evento acontece também a elaboração, apresentação e aprovação por unanimidade o ESTATUTO do Fórum Nacional de Comunicação da Justiça (FNCJ) e por aclamação eleita a primeira diretoria, na presidência a jornalista Edvânia Kátia (TRT/MA) e vice-presidência o jornalista Celso Gomes (TRT RO/AC).
2003 – Curitiba/PR
Acontece o IV Encontro Nacional em Curitiba/PR, teve como marco a criação do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), sob a coordenação do Assessor de Comunicação do TRE/PR, Marden Machado e a Assessora de Comunicação do MPE/PR, Jaqueline Conte.

2004: Recife/PE

Tendo o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF) como sede do evento temas relevantes para o aprimoramento da Comunicação da Justiça foram debaitidos; realiza-se a segunda edição do PNCJ e a eleição da nova diretoria do FNCJ: por aclamação assume a presidência Celso Gomes e como vice-presidente o jornalista Flávio Damiani, Assessor de Comunicação do MPE/RS e a plenária aprova Natal/RN como a sede do encontro no ano de 2005.

2005: Natal/RN –Tema: “Mídia, Justiça e Cidadania” (I CONBRASCOM)

Com os avanços e a necessidade de ampliar os debates e o perfil dos encontros a administração do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) transforma Encontro Nacional para CONBRASCOM- Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, que teve a ministra Ellen Gracie, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como conferencista na abertura do evento.

2006: Porto Alegre/RS – Tema: “Interesse Público, Ética e Assessoria de Imprensa”

O sul do país recebe os Assessores de Comunicação para o II Conbrascom, sob a coordenação regional do vice-presidente Flávio Damiani e para a conferência de abertura o ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do STF e CNJ e a participação de cerca de 200 congressistas. Ao final na plenária é eleita a nova diretoria do FNCJ, eleito o jornalista Flávio Damiani presidente e Marcelo Almeida, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais como vice e a aprovação da cidade de Vitória/ES para sediar o III CONBRASCOM.

2007: Vitória/ES – Tema: “Efetividade da Justiça, Planejamento Estratégico e Assessoria de Comunicação”
Com apoio de uma equipe composta pelos órgãos da Justiça no Estado do Espírito Santo é realizado o III CONBRASCOM com uma programação diversificada e a participação de jornalistas e professores com reconhecimento nacional e é aprovada da realização do próximo evento, na Capital de Santa Catarina.

2008: Florianópolis/SC – “Novas Tecnologias e a Democratização da Informação na Justiça”
O IV Conbrascom é realizado na capital Catarinense com oficinas, workshop, paineis e palestras. No evento acontece e eleição da próxima diretoria, tendo como presidente Marden Machado, assessor de Comunicação do TRE/PR e na vice presidência Manassés Campos, assessor de comunicação do TRT/RN. Contou ainda com a aprovação da cidade de São Luis-MA como sede do V Congresso. Este retorno a São Luis-MA dá-se em homenagem aos 10 anos de criação do FNCJ naquele Estado. Aprovou-se ainda a cidade de Porto Velho/RO como a sede do VI Congresso, o primeiro na Amazônia.

2009: São Luis/MA
O evento que marca os 10 anos do FNCJ acontece o lançamento do Livro “A Comunicação da Justiça Brasileira”, e ainda, realização de oficinas, paineis, debates, palestras e reuniões setoriais com muitos avanços foi realizado o V CONBRASCOM. Os Assessores aprovaram por unanimidade a cidade do Rio de Janeiro/RJ como sede do evento para o ano de 2011.

2010 – Agora é a vez de Rondônia – VI CONBRASCOM
Tema central: “Redes Sociais e a Comunicação da Justiça”

Porto Velho está pronta para receber o maior congresso brasileiro dedicado aos profissionais de comunicação dos órgãos da Justiça e aos graduando em comunicação. Com uma equipe envolvendo os órgãos Tribunal de Justiça, Ministérios Público Estadual, Federal e do Trabalho além do Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas de Rondônia.

Em Porto Velho vai acontecer a 8ª Edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça e a eleição da nova diretoria do FNCJ.

Na programação grandes nomes da comunicação regional e nacional e a presença de assessores de órgãos de todo o país.
Quer participar? Então acesse http://www.conbrascom.org/ e ainda poderá seguir pelo twitter: @conbrascom.
Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s