Eleições 2010 no Segundo Turno – Percepções

Publicado: 25/10/2010 em cidadania
Quem pode participar do processo eleitoral, como nós, podemos ter a dimensão do que se vive durante o período de campanha. Reafirmação de amizades e criação de novos laços com pessoas que pensam como a gente e se juntaram à corrente do Voto Limpo. Pessoas que abraçaram nossa campanha como se nos conhecesse há anos, amizades que não terminaram no dia 3 de outubro e nos afirmam que a boa semente foi plantada e com toda certeza é apenas o começo de uma caminhada vitoriosa. Campanha limpa é mais difícil enquanto não acontecer à reforma política, mas é importante não perder o entusiasmo e a esperança que estamos no começo de uma nova mentalidade cidadã.

Em Rondônia, no primeiro turno, foi muito tranquilo, boas visitas e reuniões, comícios, caminhadas e uma corrente muito boa de pessoas que verdadeiramente procuram mudanças e acreditam que é possível renovar através do voto.

Passado o primeiro turno, a Justiça Eleitoral anuncia a nominata dos eleitos: deputados estaduais, federais e senadores. Alguns velhos conhecidos pelo seu passado de trabalho e outros pelos seus equívocos éticos ou morais. Conhecidos pelo que fez e outros pelo que deixaram de fazer em benefício da sociedade.

Independe de tipos de jogos que se prefere, dominó, baralho ou canastra o povo vem à lembrança de alguns nomes de políticos. Outros pelos insetos, sejam baratas, morcegos, sanguessugas ou coisa que o valha. Isso não é coisa apenas doméstica aqui de Rondônia, em São Paulo um palhaço analfabeto levou mais de 1 milhão de votos, reclamar para quem? “O processo “democrático” é assim mesmo”, ou pelo menos enquanto a propalada reforma política não chega.

Aí vem o segundo turno:

Quando chegamos no segundo turno a coisa desandou mesmo. Uns chamam de desespero, outros de despreparo, não sei ao certo como poderemos denominar isso, o certo é que o nível despencou de verdades e de mentiras.

Dá a impressão, para uma das partes, que o candidato a governador é um ex-deputado, ex-presidente da ALE. Será que é só porque este senhor ainda exerce uma liderança na Zona da Mata? Exatamente no ninho do poder atual? O certo é que de ambos os lados do “cabo de guerra” tem figuras conhecidas e provadas nas urnas, uns mais outros menos conhecidos pela Polícia Federal e outros órgãos federais e estaduais.

Esperamos que no próximo domingo o povo tenha sabedoria de escolher quem deverá governar o nosso querido Estado de Rondônia pelos próximos quatro anos.

Todos sabem que no comando do estado deve estar uma pessoa que tenha compromisso com a transparência, responsabilidade social, respeito ao dinheiro público, e primar pela qualidade de vida dos servidores em geral, independemente do setor de lotação. Fundamental também, que o governador eleito no próximo domingo tenha a real noção da responsabilidade que estará sobre seus ombros e perante todos os cidadãos rondonienses.

A experiência deverá prevalecer no ato de governar nosso Estado de Rondônia.

Dia 31 Reflitam e votem com qualidade! Exerça o seu direito!

Anúncios
comentários
  1. Muito bem pontuado meu amigo! E que a caminhada de uma construção de uma cidadania mais ativa e consciente continue.

  2. Parabéns Celso Gomes uma linha de raciocinio maravilhosa…Sucesso

  3. Bem colocada as suas palavras, sentimos muito por uma Rondônia de memoria curtas, mas acreditamos que podermos mudar, como diz o brasileiro "somos brasileiro e não desistimos nunca", é assim a nosso esperança.

  4. Youssef disse:

    Muito bom mesmo!"Precisamos inundar o país de mentes esclarecidas" (Leonel Brizola)

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s