Entrevista: compositor e cantor André Porto

Publicado: 08/12/2010 em cidadania

O artista, compositor e cantor André Porto,  ilustra a primeira entrevista do blog. O amigo André, gaúcho de Alegrete, morou em Rondônia e agora mora em Brasília. Em Porto Velho tivemos a honra de tocarmos na banda Estação Vapor, até que gravou seu CD solo, um trabalho primoroso e alçou voo para novos rumos!

Blog:  Como você se vê?

André Porto: Um artista consciente que segue seus principios na música e não apenas modismos!

Blog: Você tem um estilo próprio.. Onde busca suas inspirações?
AP – No cotidiano, em uma pessoa que me conta uma história, na análise do ser humano.

Blog: Quais as principais dificuldades que você já enfrentou?
AP – Muitas, infelizmente. Dificuldade para gravar cd com seus próprios recursos já que o governo (tem verba mas só libera depois de muita burocracia, se você for apadrinhado, é claro), depois vem a dificuldade na divulgação (não se engane, internet ajuda mas não faz milagres) creio que com a diversidade de coisas na net o pessoal escolhe no mamãe mandou escolher você ….rsss…com tanta opção está um tanto complicado chamar a atenção…por exemplo,você vê vídeo no youtube de uma menina arrotando com mais de cem mil acessos mas não consegue as vezes nem mil acessos para um clipe de música boa! Então, internet não é bem assim! Definitivamente!

Blog: O que lhe faz feliz?
AP – Ter sempre as mesmas pessoas do meu lado e ver meus filhos felizes e com saúde! E sonho, é claro, em ver minha música rodando por esse país todo e conseguir viver (bem) de música! Rsss

Blog: Com você avalia a cena alternativa para os artistas que buscam seu espaço?
AP -Olha, já participei de vários festivais alternativos solo e com a banda Estação Vapor, por exemplo. Em Brasília participei de um grande festival alternativo, do qual não citarei o nome…rsss, e percebo que a galera alternativa não sabe muito o que quer, pois as bandas e cantores solos que executam boa música e boa letra são sempre visto de lado,parece que nesses festivais quanto mais sem nexo for a música, melhor, agrada mais! Sou adepto do pensamento do grande produtor Rick Bonadio (CMP 22, Charlie Brown, Fresno, etc) ele diz que festival alternativo é a maior furada; diz que bandas que tem muitos amigos sempre se destacam e não necessariamente as que fazem melhor som! As pessoas tem preconceito com som comercial, que é muito legal também, além do mais toda banda alternativa quer fazer sucesso mas finge que não!  Eu concordo em tudo com Rick!

Blog: A tecnologia da Informação e as Mídias Sociais fazem muita diferença para os novos artistas?
AP -Fazem sim, no entanto, se você puder investir grana, é bem melhor ou se ficar como eu pendurado na net umas 8 horas por dia..rss!

Blog: Você acredita que a pirataria prejudica o artista ou as gravadoras?
AP – Acabou ajudando, apesar de prejudicar compositores, músicos que ganham direito autoral. Mas tudo isso é gerado porque moramos num país que os impostos são altos e o cd acaba saindo pro consumidor por 20, 30, 40 reais. Não se ganha mais dinheiro com cd, só com shows, tanto que as gravadoras agora querem porcentagem no show do artista, difícil né!

Blog: As pessoas interessadas no seu trabalho, shows, CDs, etc onde procurar?
AP – Através do site: www.andreporto.com.br (que está em construção mas já tem o clipe disponível, em breve o site estará completo e bem bonito). Quem desejar comprar meu cd em PVH (Porto Velho), por exemplo, mande um email pra mim através do msn-porto@hotmail.com que indico o local de venda aí, ok!

Blog: Existe algum projeto em vista de novos trabalhos? Quais?
AP. Por enquanto me dedico 100% a divulgação do cd e continuo na noite de Brasília, fazendo cerca de 15 apresentações mensais.

Agradeço a oportunidade de falar com tantas pessoas e mando um forte abraço ao amigo Celso Gomes e aos amigos que deixei em PVH!

Anúncios
comentários
  1. Luiz Alexandre disse:

    Ótima entrevista! Sucesso ao parceiro André Porto!

  2. juliano disse:

    Eu gosto de algumas músicas e pra mim o sucesso vai ser questão de tempo. Apesar das pessoas estarem preferindo músicas sem letra so com batidas….mas o que é bom tem seu espaço…..desejo sucesso e tudo de bom.

    Juliano, Formosa-GO

  3. MARTA disse:

    Gostei muito da entrevista,esse cantor é privilegiado com a inteligência e sabedoria em cantar coisas somente construtivas,parabéns André Porto,sucesso !!!!!!!!

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s