Interesse de alunos pela comunicação leva jornalistas à Escola da Zona Leste da Capital

Publicado: 19/06/2011 em cidadania, educação, reflexão, Rondônia
Tags:, ,

Todos os dias aprendemos sempre mais. A experiência de interagir com um grupo de alunos da Escola Marcelo Cândia, Zona Leste de Porto Velho (Rede Santa Marcelina) é a prova disso. Por perceber o grande interesse de um grupo da escola, resolvemos compartilhar um pouco dos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos anos e no sábado(18), pela manhã, iniciamos uma parceria e nos reunimos com um grupo de alunos do ensino fundamental e médio que desenvolvem um trabalho experimental de jornalismo.

No primeiro, dos três encontros, os jornalistas Marcos Souza, Luiz Alexandre e Celso Gomes falaram do dia a dia dos profissionais de comunicação, na redações, nas assessorias de imprensa, além de dicas sobre redes sociais.

Com cerca de 20 alunos, o grupo tem recebido muito apoio da direção da Escola, a irmã Carmem e a professora Rosângela, que são entusiastas da iniciativa dos alunos em promoverem a cidadania através da comunicação e também acompanharam a atividade dos jornalistas na manhã de sábado.

Mesa redonda

Neste primeiro encontro foi um bate-papo e apresentação básica de dados históricos do jornalismo no Brasil e experiências do dia a dia da comunicação vivido pelos profissionais da área. Os alunos anotavam e filmavam tudo, já aplicando o conhecimento inicial que já possuem. A construção da notícia, os valores éticos e de credibilidade que o profissional de comunicação deve sempre preservar e noções sobre redes sociais na promoção da cidadania através da informação foram alguns dos pontos abordados.

Livro

Entregamos à irmã Carmem um exemplar do livro “Estúdio de Televisão” do autor Salvador Francisco Tirloni, uma das poucas literaturas sobre o assunto disponível no mercado nacional. O livro apresenta uma metodologia de implantação e aplicação de estudo de caso em Órgão Público, na construção de estúdio próprio de TV, perfeitamente adaptável para proporções das mais diversas.

O próximo encontro será dia 2 de julho (sábado), às 8h30, no Laboratório de Informática da Escola, com oficinas de Impresso e produção telejornalismo. (atualizada 21.06.2011 às 16h48)

Anúncios
comentários
  1. edicleiabueno disse:

    É uma pena que o diploma de um jornalista não seja respeitado, ainda sim o curso custa um absurdo…

  2. Larissa de souza disse:

    Adorei a visita de vocês a nossa escola,e tenho certeza que no dia 2(sábado) será melhor pois vocês já nos conhece,assim vocês não estarão tão nervosos.

  3. Dalila disse:

    Parabéns aos profissionais por multiplicarem conhecimentos e plantar sementes para o amanhã!

  4. Equipe Educomunicação disse:

    A Escola Marcelo Cândia e os alunos que compõem o grupo Educomunicação agradecem a sua visita,pois foi gratificante para todos.
    Os alunos gostaram muito,pois eles aprenderam mais sobre a rede social e isso será importante para o dia-a-dia de todos.
    Mas gostariamos que fizessem uma pequena correção,pois não são 20 anos de Educomunicação e sim 2 anos.

  5. vice-diretora disse:

    Prezado senhor Celso Gomes,

    A notícia foi publicada em nosso blog:
    http://blog.marcelocandia.co.cc/2011/06/equipe-de-comunicacao-da-escola.html

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s