Consumidor: Operadoras de celulares nadam de braçada e consumidores afundam

Publicado: 10/07/2011 em cidadania, política

O Brasil chegou a marca dos 215 milhões de celulares, mais que o número de habitantes, de cada 10 linhas 8 são pré-pagos, enquanto isso as operadoras fazem o que querem com nós consumidores. A operadora Claro por exemplo, tem ações que chega a R$300 milhões em multa e não paga, recorre à Justiça e assim a vida continua.

De acordo com o deputado federal Roberto Santiago, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal, as vendas casadas que as operadoras fazem atualmente, oferecem serviços, na maioria de péssima qualidade, e vendem os aparelhos, isso não é bom para a população. O correto, – segundo o deputado, – é o consumidor escolher e comprar o seu aparelho e habilitá-lo na operadora que lhe oferecer o melhor serviço e preço.

O diretor geral de comunicação da Anatel, Bruno de Carvalho Ramos, afirma que os consumidores devem sempre anotar os protocolos de atendimentos de telemarketing das operadoras, pois em caso de não solução do problema é só ligar 1331 para que sejam tomadas as providências necessárias.

O debate é pertinente e a população precisa estar sempre atenta, é o que afirmou a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, ao declarar que os órgãos de controle estão trabalhando, tanto que a operadora “Claro” tem ações de cerca de R$300 milhões, é apenas uma das operadoras.

Recentemente o governador de Rondônia, Confúcio Moura, teve que fazer uma pressão nos dirigentes da empresa OI em Rondônia para saber o que está acontecendo com o serviço de internet no Estado. A empresa informou que em 24 horas estaria tomando todas as providências. (Click)

O certo é que o lucro é exorbitante e o respeito ao consumidor está cada vez mais escasso, e quando passa a depender das pautas de julgamento do Poder Judiciário sabe-se que poderá demorar muito, infelizmente.  Quando chega na Justiça talvez o melhor caminho ainda é sentar e negociar (conciliação), é o que resta.

Você concorda? Ou tem alguma operadora que se salva?

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