Alguns cuidados necessários na Web: para empresas e pessoas

Publicado: 17/07/2011 em educação, reflexão, Rondônia
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A revista INFO traz uma reportagem muito legal com o título “O lado perigoso das Redes Sociais”. Milhões de pessoas pelo mundo utilizam o Facebook e Twitter entre outras existentes e nem sempre lembram onde uma postagem pode parar. Pode lhe tirar de uma vaga no mercado de trabalho, levar a processo e condenação judicial e até mesmo problemas de relacionamentos familiares.

Os repórteres Gustavo Poloni, Aline Monteiro e Victor Caputo apresentam números das redes sociais no mundo:  São 4,2 bilhões de mensagens no Twitter por mês; Linkedin, 90 milhões no Foursquare e 95 milhões na Instagr.am.

O aumento de tempo nas redes leva a exposição indesejada e perigosa. “As pessoas escrevem no Twitter e Facebook como se estivessem falando na sala de estar da casa”, “Esquecem que é o mesmo que gritar em praça pública para todo mundo ouvir”, ou seja, você é o que você publica na sua página. O que você posta sobre determinada pessoa ou assunto, você falaria pessoalmente para pessoas desconhecidas e tantas quanto estiverem ouvindo você? Eis uma boa pergunta.

Alguns dicas trazidas pela reportagem:

Pessoas

Resolução:  Não poste fotos em alta definição. Elas podem ser usadas em montagens

Privacidade: Deixe as informações pessoais disponíveis apenas aos amigos

Amigos: Aceite apenas os convites de conhecidos

Impulso: Pense bem antes de postar, ainda mais em momentos de nervosismo e descontrole

Filhos: Eduque as crianças para evitar que passem informações particulares

Cuidado: Uma frase ou uma foto fora do contexto podem ficar sem sentido e ofensivas

Você S/A: Empresas procuram informações em redes sociais. O que você coloca na sua página define quem você é.

Empresas

Proibição: Com o uso institucionais das redes sociais, não dá para proibir que funcionários acessem o Facebook e o Twitter no trabalho.

Funcionários: Seminários sobre o assunto e manuais de comportamento ajudam a conscientizar os funcionários de como usar as redes sociais

Reclamações: Cuide da imagem da empresa na rede. Tente resolver os problemas em vez de reprimir as críticas.

Comunicação: Criar e adequar na área de comunicação da empresa, setor específico para atualizar e acompanhar a imagem nas redes sociais.

As postagens feitas ficam na rede mundial e um certo dia isso poderá somar ou subtrair possíveis oportunidade de emprego, negócios, imagem e relacionamentos.

(Blog c/informações da Revista INFO, edição 305 – julho/2011)

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comentários
  1. Legal a dica Celso
    Abraços

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