Aos 97 anos o jovem Porto Velho está apenas começando

Publicado: 02/10/2011 em cidadania, Cidade, reflexão
Tags:

O município de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, chega aos seus 97 anos com muito aprendizado e o espírito acolhedor sempre presente. A palavra forasteiro fica apenas no nome de um clube antigo onde muitas pessoas se conheceram, ficaram amigos, namoraram e outros apenas passavam alguns momentos de diversão.  A denominação “forasteiros”  na verdade hoje podemos traduzir para “empreendedores”. As pessoas que de vários cantos do país e até de outros continentes chegavam por essas terras para o encontro com a oportunidade de uma vida melhor e de começar juntos como tantos outros nascidos por aqui.

Alguns foram embora, levaram na bagagem a experiência e as lembranças de tempos difíceis, mas de grande ensinamento para a vida e outros continuam amando Porto Velho e se revelaram como verdadeiros destemidos pioneiros. As gerações que chegaram nas últimas décadas já trazem no DNA o gosto e o amor pela cidade.

O desenvolvimento chegou, e com ele o nosso jovem município de Porto Velho sente o tamanho da responsabilidade, embora sabendo que o cenário socioeconômico estaria mudando e de forma rápida, e naturalmente enfrenta dificuldades para acompanhar o progresso. Hora provoca algum stress e muitas vezes alegrias a todos, isso tudo faz parte.

O jovem Porto Velho sabe que o desenvolvimento vem de mãos dadas com desafios e precisa-se de planejamento e ações do poder público. A transparência e respeito aos cidadãos e ao dinheiro público não devem sair da pauta. Os mais de 428 mil  habitantes fazem parte dessa história e não devem abrir mão de conhecer o destino de todas as compensações financeiras das Usinas, por exemplo.

Aos 97 anos Porto Velho continua vivenciando a cultura dos canteiros de obras em anos de campanhas eleitorais, de discursos belos e convincentes, a capital de Rondônia precisa apagar o estigma de curral eleitoral e de práticas de compra e venda de votos que só fazem aumentar os índices de evasão escolar, prostituição infantil, e a matança de jovens pelo crack, precisa de políticas públicas voltadas para a família e para os jovens.

A população não precisa de viadutos que levem lugar algum a nada e que provavelmente serão demolidos depois das eleições de 2012, pelo menos dois deles, caso não encontre solução para os White Elephants.

A história de Porto Velho se confunde com a de muitos pioneiros que hoje são lembrados em livros, prosas e museus e alguns ainda vivem. Filhos e netos dos soldados da borracha e tantos outros desbravadores que enfrentaram adversidades como mosquito da malária, febre amarela e outros desafios de uma região de difícil acesso.

Com uma extensão territorial de pouco mais de 34 mil km², Porto Velho é maior que o Estado de Alagoas e o Distrito Federal, que somam cerca de 33 mil km², segundo o IBGE, com isso é possível calcular a riqueza que se tem e o quanto ainda pode desenvolver, sem que sacrifique o meio ambiente, flora e as pessoas.

Na década de 40 aos silvos da sirene da Estrada de Ferro Madeira Mamoré o Presidente da República Getúlio Vargas acompanhado do ministro da Viação e Obras Públicas, Aluízio Ferreira inauguravam a Usina de Eletricidade, era o sinal que Porto Velho começava crescer, talvez ninguém imaginasse que após 71 anos estaríamos prestes a inaugurar duas Usinas Hidrelétricas no Rio Madeira que servirá ao Brasil.

Aos que chegam hoje, lembrem-se que o jovem município de Porto Velho está apenas começando aos 97 anos, e todos devemos participar do desenvolvimento e contribuir a cada dia para uma cidade mais limpa, hospitaleira, respeitada, amada e gostosa de se viver!

Parabéns Porto Velho te amamos muito!!!

(foto: arquivo pessoal)

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s