Universidade Federal de Rondônia pede socorro

Publicado: 11/10/2011 em educação, política, Rondônia

No fim da manhã desta terça-feira(11) visitei os professores, alunos e pais de alunos que ocupam o prédio da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no Centro de Porto Velho. Os depoimentos são impressionantes. Todos convivem com o fantasma de uma possível reintegração da posse da Unir.  De acordo com a professora Maria do Carmo, ex-presidente da ADUNIR, é lamentável o tratamento que está sendo dado a uma questão tão importante como a reivindicação dos alunos e professores, “todos queremos apenas transparência e isso é o mínimo que se espera de um gestor público. Em se tratando de educação é ainda mais agravante”, desabafou a professora.

Quando cheguei, quase uma centena de alunos que estavam no interior do prédio vieram logo para saber o que estava acontecendo, afinal, já haviam noticiado que a Polícia Federal poderia chegar a qualquer momento para retirar todos em cumprimento a uma possível ordem judicial, e eu os disse que como contemporâneo do curso de direito da Unir e também na qualidade de jornalista gostaria de ouví-los para saber diretamente qual real situação.

De acordo com Daniel Ferreira, do Diretório Acadêmico de Ciências Sociais, a energia elétrica do prédio da UNIR está cortada, o que torna ainda mais triste a situação.  Para a geração de energia elétrica, – disse Daniel- , estamos solicitando contribuição dos alunos, pais de alunos e até ex-alunos e quem mais queira, para a aquisição de óleo díesel para abastecimento de um grupo gerador que existe no local. O combustível servirá para manter o grupo gerador e possibilitar a iluminação e ar condicionado ou ventiladores no histórico prédio de Porto Velho, concluiu o estudante.

Uma coisa também chama a atenção, a forma pacífica como está sendo o movimento,  e a comunicação acontece de forma inteligente através de um Blog: Comando de Greve UNIR que em 20 dias teve cerca de 10 mil acessos, de dentro e fora do Brasil.

De acordo com informações do Blog, os alunos, professores e sociedade de Porto Velho, nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, será organizado UM ABRAÇO NA UNIR. Uma forma simbólica de resguardar a história Universidade Federal de Rondônia.

(Foto: ANDES)

(Atualizado em 12.10.2011 às 13h21)

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s