Dom Moacyr Grechi abre nesta quarta o 5º Seminário Arquidiocesano de Comunicação

Publicado: 25/10/2011 em cidadania

O arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, realiza nesta quarta-feira (26) a palestra de abertura do 5º Seminário Arquidiocesano de Comunicação (Seacom), que acontece até o dia 28 no Auditório do Colégio Dom Bosco na capital.

O evento vai reunir profissionais da comunicação, estudantes, comunicadores comunitários e colaboradores sob o tema “Verdade, Anúncio e Autenticidade de Vida, na Era Digital”, inspirado na mensagem do Papa Bento XVI por ocasião do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado este ano no dia 05 de junho.

Na sua mensagem, o Papa pede que as novas formas de comunicação sejam utilizadas apenas pensando no bem coletivo, destacando a verdade na atuação dos participantes das Redes Sociais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente na Pastoral Arquidiocesana da Comunicação na sede da Arquidiocese de Porto Velho (Av. Carlos Gomes, atrás da Catedral), ou no início do 5º Seacom. Pede-se somente a contribuição de 1kg de alimento não perecível, não condicionada à inscrição.

Programação

Além da palestra inicial do Dom Moacyr, o evento faz uma homenagem ao “Amigo da Pascom”, o saudoso jornalista Paulo Queiroz. Em seguida, a Escola de Artes Daniel Neri faz uma apresentação.

Na quinta-feira (27), o jornalista e produtor cultural, Fred Perillo, diretor do Departamento de Comunicação Social do Estado de Rondônia (Decom) fala sobre “Verdades e encruzilhadas nas redes sociais”. Logo após, o professor universitário, fotógrafo e publicitário, Ivan Souza, palestra sobre a “Autenticidade da imagem na era digital”, seguido de debates.

Já no 3º e último dia, o “Plágio na realidade das novas mídias” é o tema da palestra do jornalista e bacharel em direito, Celso Gomes, atual chefe da Seção de Rádio e Televisão da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre). E para fechar o ciclo de palestras, o Seminário contará com a participação especial do Padre César Moreira, diretor-geral da TV Aparecida, fundador e presidente da Rede Católica de Rádio (RCR), membro da Equipe de Reflexão da CNBB para Comunicação Social, com formação em jornalismo, teologia e filosofia, para falar sobre “Igrejas e interatividades na era da comunicação digital”.

De acordo com o coordenador da Pascom, Joaquim de Souza, a Igreja é comunicação e, por isso, a participação das Paróquias, profissionais da área e demais interessados é de grande importância para a reflexão a respeito da comunicação na vida e nas atividades pastorais.

Fonte: Luiz Alexandre/colaborador

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s