2012: Os poderes à prova

Publicado: 31/12/2011 em cidadania, política, reflexão, Rondônia

Os poderes estão à toda prova durante este ano que se inicia. À começar pelo Judiciário, que tem uma grande responsabilidade de resgatar a imagem e cicatrizar os arranhões sofridos ultimamente, com o julgamento dos réus do mensalão, considerado por muitos como o “Julgamento do Século”. De acordo com algumas publicações de revistas nacionais mesmo com o grande empenho do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, corre-se risco de prescrever este bilionário crime.

Se as declarações do ministro Ricardo Lewandowski, de que na qualidade de revisor não teria tempo hábil para apreciar os autos e o relatório, isso levaria ou levará à prescrição (perda de prazo para julgamento) para a festa e alegria dos mensaleiros. O relatório do ministro Joaquim Barbosa, tem 122 páginas, e nele o ministro detalha tudo sobre o funcionamento do esquema de desvios de dinheiro público.

O ministro presidente do STF, Cezar Peluso, solicitou que sejam distribuídas, com a máxima urgência, cópias do relatório final aos demais ministros logo que seja finalizado, para que se ganhe tempo e evite-se a vergonha e desgaste para a Suprema Corte com uma possível prescrição.

Com a chegada da ministra Rosa Weber no Supremo e a ministra Carmém Lúcia na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera-se bons resultados, essas mulheres têm sobre os ombros muitas responsabilidades e contam com credibilidade perante a opinião pública. Especialmente no tratamento de temas polêmicos como a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as próximas eleições

As mulheres são fortes mesmo, agora juntas com a ministra Eliana Calmon, corregedora nacional (CNJ), que deu declarações fortíssimas contra possíveis deslizes de alguns magistrados brasileiros, vem demonstrar que 2012 promete mesmo.

Chefe de Poder foragido

Quanto ao legislativo, começamos pelo estadual em Rondônia. Imaginem o chefe do Legislativo Estadual é um foragido da Justiça, depois de ser preso e solto e ter sua liberdade revogada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os elogios vão para os membros da Polícia Federal, Ministérios Público Estadual e Federal em Rondônia. Vamos encerrar o ano de 2011 com vários deputados afastados da mesa diretora, membros do executivo estadual e legislativo atrás das grades. Eis uma pergunta que não cala. E os milhões roubados dos contribuintes voltarão aos cofres públicos ou fica por isso mesmo?

Consciência Política Porto Velho

Logo entramos no ano novo e sentimos a necessidade renovar nossas esperanças nos poderes constituídos. Não deveríamos levantar qualquer suspeita sobre os destinos concretos das compensações sociais (econômicas) das Usinas do Madeira, em especial a nível municipal, mas é impossível passar em branco o abandono que nossa capital se encontra. Por falta de dinheiro cremos que não seja.

Obras inacabadas, trânsito caótico, bairros abandonados à própria sorte e a falta de transparência dos investimentos e “gastos” das montanhas de dinheiro que Porto Velho recebe dos PACs, emendas parlamentares e as gordas compensações das Usinas.

As pessoas com um nível melhor de compreensão sabem que não há como conviver com tudo isso como se nada estivesse acontecendo em nosso bairro, nossas escolas, hospitais e as drogas levando nossos jovens para as covas ou presídios. Para isso é fundamental que os jornalistas, alunos, professores, gestores públicos e sobretudo os senhores vereadores de Porto Velho, se juntem às demais pessoas que amam esta terra e sonham com um futuro saudável, feliz, com serenidade, e participem ativamente das discussões e resgate da imagem e dignidade de nossa terra. Ou vamos continuar lamentando as manchetes negativas nos principais telejornais do país?

Os debates no Facebook, Twitter e demais mídias sociais são importantíssimas, mas vamos além das quatro paredes, precisamos levar a informação àqueles jovens, trabalhadores e pais de família, que estão excluídos social e tecnologicamente, que os tornam presas fáceis para todo tipo de abusos por quem não tem nenhum compromisso com o futuro de nossa querida Porto Velho e nosso Estado.

Anúncios
comentários
  1. abelsidney disse:

    Parabéns, Celso, pelas lúcidas considerações sobre os desafios que a Justiça enfrentará em 2012. Torçamos para que a reação dos magistrados esteja à altura do que é necessário enfrentar.

    Abraços e um Ano Novo pleno de realizações,
    Abel Sidney

  2. Jorge Antonio Rosalles Marques disse:

    COM CERTEZA CELSO. CREIO QUE ESSAS QUESTÕES DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO NÃO VÃO PASSAR EM BRANCO.

    QUANTO AO DEBATE CONTINUEMOS A FAZER O QUE JÁ ESTAMOS FAZENDO NAS REDES SOCIAIS, OS ENCONTROS PARA OS DEBATES JÁ ESTÃO ENGATILHADOS SÓ FALTA ACONTECER.

    NO QUE SE REFERE A POLÍTICA DE NOSSA CAPITAL, TENHO UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR. TEMOS MUITOS ADVOGADOS E REPRESENTANTES DE ENTIDADES EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SERÁ QUE O MP TEM SIDO PROVOCADO AO PONTO DE PODER AGIR NESSAS QUESTÕES RELACIONADAS A PREFEITURA ?

    DETALHE SERÁ QUE A CASA QUE LEGISLA NO MUNICÍPIO TAMBEM NÃO DEVERIA SER PROVOCADA OU COBRADA A TOMAR UMA POSTURA MAIS EFETIVA NAS QUESTÕES DO MUNICÍPIO ?

    QUANTO AO PODER EXECUTIVO DO NOSSO ESTADO, CREIO QUE ESSES FATOS QUE SE DESENROLARAM NA ALE É DE MUITA RELEVÂNCIA AO POVO DE RONDÔNIA POIS FAZ COM QUE SE SOLTEM AS AMARRAS QUE GESSAVAM O GOVERNADOR PODENDO ASSIM DAR MOBILIDADE A MÁQUINA ESTADUAL. POIS SÃO MUITOS OS TENTÁCULOS DO ANTIGO GOVERNO AINDA DENTRO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, SEM CONTAR A S HERANÇAS MALDITAS OU VCS ACHAM QUE ESSES ESQUEMAS NASCERAM AGORA ? CLARO QUE NÃO É FRUTO DE ANOS PASSADOS ANTES DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO. E DETALHE AINDA TEM MUITO A SE DESCOBRIR AGUARDEMOS POIS MUITA COISA AINDA VAI SURGIR.

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s