Transparência: A Justiça e a Imprensa devem ser parceiras, defende presidente do TJ

Publicado: 17/01/2012 em cidadania, Justiça, Rondônia
Tags:, ,

Hoje pela manhã  no Tribunal de Justiça de Rondônia, o desembargador Roosevelt Queiroz, presidente falou aos jornalistas sobre o norte de sua gestão que se inicia. Depois, numa conversa mais informal lembrávamos dos tempos em que foi meu professor de Direito Constitucional na Universidade Federal de Rondônia, época que já defendia a transparência como um dos pontos que nenhum gestor deve abrir mão e com o acompanhamento atendo da imprensa. O Judiciário e a imprensa devem ser parceiros para a cidadania.

A administração do Judiciário não deve ser tratada como segredo, a sociedade precisa estar acompanhando com total lisura e os jornalistas têm um papel muito importante para a democracia. Os casos de o magistrados só falar nos autos é algo do passado, salvo nos casos que exige-se segredo de justiça, por lei, ressaltou Roosevelt.

Ao completar 30 anos de instalação o Tribunal de Justiça de Rondônia quer contribuir com a transparência e sempre em parceria com a imprensa. O caso “Termópilas”, que aceitou a denúncia de todos os envolvidos, entre outros, os membros do Judiciário não podem adiantar seus entendimentos para o público antes do julgamento, embora sabendo que a sociedade e a imprensa estão ávidos por informações, mas no momento certo deu total publicidade da decisão do colegiado.

Com relação a manifestação da ministra Eliana Calmon o desembargador lamentou apenas pela generalização, pois no Brasil existem cerca de 20 mil magistrados e a grande maioria exercem sua funções com total responsabilidade e cumprem sua missão constitucional.

Nos tempos de sala de aula no ano 2000, o professor Roosevelt ressaltava bem o cumprimento das normas constitucionais e a distribuição de Justiça como um sacerdócio. Ele foi o idealizador da Justiça Itinerante na história do Judiciário brasileiro, e tem muito orgulho disso.

Todos os gestores devem primar pelos princípios constitucionais.

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s