PILULAS DO DIA: PEC dos Jornalistas, acessibilidade. . .

Publicado: 09/08/2012 em cidadania, educação, reflexão
Tags:,

De olho na Acessibilidade

Nunca se deu tanta atenção para a acessibilidade, quer seja de documentos em órgãos públicos e autarquias, com a nova Lei de Acesso, mas também acesso para as pessoas com deficiência física. Com tantas obras em Porto Velho e pelo país todo em grande parte os cadeirantes, muletantes, cegos e idosos sempre passam por muitas dificuldades. A fúria do capitalismo que tem cegado empresários e investidores e gestores públicos está enxergando luz no fundo do túnel e hoje a preocupação com essas pessoas já está se tornando uma realidade. Certo que há muito que fazer no trânsito, no mundo do trabalho, nas escolas, universidades, mas o apelo está surtindo efeito.

O TRT de Rondônia e Acre, por exemplo, lança a Carta de Serviços ao Cidadão não apenas na versão impressa, mas também em braile, audiolivro e eletrônica, além de adequar os acessos físicos em todas as suas unidades espalhadas pelos dois Estados, para atender as pessoas com deficiência é um exemplo pioneiro no âmbito do Judiciário brasileiro.

PEC do Diploma dos Jornalistas

O Senado Federal aprovou em segundo turno a PEC n. 33/2009, que acrescenta novo artigo à Constituição, o 220-A, e exige o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação, para o exercício da profissão. O que isso vai mudar?

Talvez o respeito com os que buscam a academia como em todas as demais profissões, porém quem vai selecionar o bom jornalista, como sempre, será o mercado de trabalho. Ninguém pode ignorar os grandes jornalistas brasileiros, que mesmo sem diploma, exercem com ética e dignidade seu papel, não só de diploma se faz um bom profissional. A grande pauta que se deve pensar é a melhoria na qualidade do ensino nos cursos superiores pelo Brasil a fora, talvez isso seja o ponto inicial para a melhor organização profissional, em paralelo com a reorganização dos sindicatos da categoria.

Mas vale lembrar que a PEC dos Jornalistas, foi aprovada em esforço concentrado dos senadores e, agora, segue para a Câmara dos Deputados, onde também precisará ser aprovada em dois turnos. Se não sofrer alterações durante o processo, a matéria será promulgada pelas mesas da Câmara e do Senado. Portanto, ainda é cedo para comemorar, mas já é uma vitória parcial pelo menos.

celsopvh@gmail.com
Twitter @_celsogomes_

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s