Escola Municipal da Capital realiza evento sobre Direito, Comunicação e Cidadania

Publicado: 08/10/2012 em cidadania, educação, reflexão
Tags:

Em plena sexta-feira, dia 5 de outubro, data em que a Constituição Federal, Lei maior do país, completava 24 anos de sua promulgação o jornalista e advogado Celso Gomes conversou com alunos do EJA Educação para Jovens e Adultos, da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva, em Porto Velho, a comunicação, direitos básicos e cidadania estavam na pauta.

Com uma linguagem acessível o jornalista destacou pontos interessantes da Constituição Federal e fez uma abordagem comparativa entre os costumes, dificuldades e facilidades entre as décadas passadas e o que a tecnologia tem significado nos dias de hoje na vida das pessoas.

Com cerca de 50 alunos com idade entre 15 e 62 anos a turma foi muito participativa e gerou um bom bate papo, ao juntar jovens e adultos na troca de experiências e conhecimentos tornou o encontro muito produtivo, ressaltou o jornalista.

Sobre os poderes constituídos como o Executivo, Legislativo e Judiciário falamos de composição e também das atribuições de cada um deles, além de enfatizar o papel dos membros do Legislativo, como vereadores e prefeitos. Às vésperas de uma eleição é fundamental termos estas informações para esclarecer mais os cidadãos, ressaltou a coordenadora pedagógica Marta Eni Souza Pereira.

Um dos bons exemplos veio do senhor Benedito Rodrigues da Cunha que foi contemplado com a Constituiçao Federal no sorteio.

Depois de uma hora de interação, foi sorteado um exemplar da Constituição Federais e exemplares do Manual de Gerenciamento de Crises de Imagem com a Opinião Pública, lançados pelo jornalista este ano.

Professor Francisco (Tico), parceiro como Amigo da Escola, levantou alguns questionamentos interessantes sobre as quantidades de candidatos a vereador e prefeito de Porto Velho e ainda sobre o que leva uma cidade a ter segundo turno.  Indagações interessantes que provocou bom debate e muita informação.

Para a orientadora da escola, Maria Lúcia Ribeiro, A Escola Antônio Ferreira da Silva pretende dar seguimento a eventos desta natureza, pois agrega conhecimento que vão além das salas de aula, especialmente em momento decisivos de escolha de representantes políticos.

 

Cidadania na Escola

Colaborador: jornalista Luiz Alexandre

Twitter @_celsogomes_ / Facebook/jornalistacelsogomes

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s