HOMENAGEM: Servidores Públicos, peças vitais para a Cidadania

Publicado: 28/10/2012 em cidadania, reflexão
Tags:

O dia é de homenagem aos servidores públicos, como o próprio nome prenuncia, servir bem aos cidadãos que prestam relevante serviços na promoção da Cidadania. É sabido que nem sempre têm as condições necessárias, infelizmente, mas isso não tira o brilho nos olhos daqueles que fazem de seu ofício uma missão. Por isso, prestamos a justa homenagem a você servidor e servidora.  Quem sabe seja um momento para fazer algumas reflexões acerca das mudanças e desafios que o mundo moderno impõe.

Como os servidores estão reagindo diante das novas tecnologias? O universo feminino no mercado de trabalho significa ameaça? Estas são algumas das questões que merecem nossas considerações. As tecnologias vieram para ficar e aperfeiçoar os procedimentos e serviços que por séculos dependiam exclusivamente da mão de obra humana. Vieram também, para provocar algumas reflexões sobre a possível substituição do homem pela máquina.

As mulheres cada vez mais ocupam seu justo espaço. Na política, por exemplo, a lei prevê que o número de vagas para mulheres seja de 30%, por algum tempo os partidos tiveram dificuldades de preenchimento, porém hoje elas já ocupam melhor e começam o movimento por 50% da cota às mulheres e homens.

Sindicalismo no serviço público

Sobre os ombros dos sindicalistas que defendem os interesses dos servidores públicos pesa grande responsabilidade, na missão de fazer a ponte entre os servidores e os Gestores Públicos que comandam os órgãos. Por outro lado, cabe também aos parlamentares que forçosamente precisa-se reconhecer que são servidores públicos, mesmo que temporários. São pagos pelo erário e por isso devem prestar um bom trabalho em benefício da sociedade.

Nova geração

A nova geração desembarca no serviço público, chega via concorridos concursos, e apontam que o ritmo é mais forte e são ávidos por espaço e crescimento, na maioria deles. O que não deve significar problemas para os mais experientes, a interação e troca de experiências fazem parte da natureza humana.

Jovens que não se abalam com as novidades tecnológicas, já nasceram em tempos de celulares, internet, redes sociais e melhor acesso ao ensino superior, o que traduz uma grande vantagem para os dias atuais.

Dia do Servidor

Uma homenagem aos servidores públicos de verdade, que sabem do seu papel social e fazem do seu ofício diário uma alimentação para a alma. Os cursos, treinamentos e capacitação têm sido as vias mais adequadas para a equalização dos quadros e da qualidade de vida, além de aprimorar a qualidade de prestação de serviços.  O compromisso com a cidadania não deve estar divorciada com as necessidades da população.

Meu fraterno e forte abraço a todos as servidoras e servidores públicos neste dia tão especial, 28 de outubro. Que neste ano coincide com o dia da eleição do segundo turno em dezenas de cidades brasileiras. Um dia de Cidadania à flor da pele.

(No twitter: @_celsogomes_ )

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s