Vazio político e o recado das ruas

Publicado: 23/06/2013 em cidadania, política
Tags:

kbeça_vazio politico e recado das ruasAs manifestações que acontecem em todo o país estão demonstrando aquilo que todos sabíamos, que os políticos estão com sua credibilidade abaixo de zero. Os jovens pelo que se pode ver começam a se interessar mais por política, ainda bem. Ser político, ou até mesmo ser candidato a algum cargo na maioria das vezes era reconhecido como mais um oportunista, mais um lacaio e que quer se arrumar.

A população, em especial a grande massa de jovens, começa a sentir que as mudanças acontecem quando a letargia dá espaço para a reflexão e indignação com tudo que já vinha acontecendo em nosso país, há muito tempo.

A pesquisa Ibope divulgada no Fantástico deste domingo, dia 23 de junho de 2013, confirma o que já era de se esperar, que 78% das pessoas se mobilizaram para as passeatas a partir da internet, 75% utilizara as redes sociais para convocar os amigos. Um dado interessante é que 43% possuem curso superior.

O descrédito dos partidos políticos espelha os 93% que não tem filiação partidária, mesmo que 61% declaram ter muito interesse por política. 83% dos entrevistados não se sentem representados por nenhum partido político, este ultimo dado sirva de norte para os partidos que estão aí, suas ações e projetos devem ir muito além dos aquinhoados fundos partidários e exerçam seu verdadeiro papel na sociedade.

Pelo que tenho conversado e discutido com várias pessoas de segmentos diversos, percebe-se que o resultado desta pesquisa esteja próximo da realidade dos brasileiros. Afinal, nos últimos anos não se falava outra coisa senão corrupção, impunidade e muito circo para as pessoas que vivem nos bolsões de miséria deste rico país.

Existe um vazio político no Brasil e está mais que comprovado. Que os atuais ”representantes”, em sua grande maioria, não representam os interesses da população e sim seus grupos econômicos, familiares e outros aderentes.

O recado das ruas e o vazio político deve ser considerado pelos partidos políticos fonte de inspiração para um novo perfil e compromisso. Os 61% da pesquisa citada acima poderiam se somar a tantos outros para uma construção de uma nova ordem política, pautada na ética, respeito, comprometimento com as causas sociais. Menos corrupção, menos “familiocracia” e mais Democracia. Que os interesses sejam coletivos de fato e direito. É o Brasil que as brasileiras e os brasileiros merecem.

Voltando às manifestações: não ha´que se discutir e nem misturar as coisas. Manifestantes que vão às ruas com faixas, cartazes e suas caras pintadas nada tem a ver com os vândalos que se aproveitam do momento. Os bandidos travestidos de manifestantes a esses o rigor da lei e a polícia deve ser firme. Fundamental separar o joio do trigo, sempre.

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s