A tecnologia em descompasso com a telefonia celular

Publicado: 23/11/2013 em Justiça, reflexão

por Celso Gomes

Natal  RN – A evolução tecnológica e a comunicação por meio da telefonia celular andam em visível descompasso. Enquanto fazendeiros no interior de Goiás, Mato Grosso, Acre e Rondônia controlam suas boiadas de forma eletrônica, com chips, a indústria produz aparelhos de eletrodomésticos, veículos, computadores portáteis e também aparelhos de celular (smarthphones) com aplicativos e recursos que impressionam os mortais, mas a função básica que é fazer uma ligação e receber outras está longe de ser a alegria de milhões de brasileiros.

As operadoras de telefonia celular que oferecem tecnologia até 4G ficam no topo da lista das reclamações nos órgãos de defesa do consumidor pelos serviços prestados abaixo da satisfação mínima.

Muitas pessoas se contentam em apenas navegar nas redes sociais como: Facebook, Whatsapp, Twitter, etc e enviar e-mails e torpedos SMS, enquanto silenciam quando não conseguem fazer uma simples ligação. Dependendo da região do Brasil o descaso é ainda maior que outras.

Nas raras vezes que os consumidores lesados pelas empresas prestadoras de serviços recorrem aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário em grande parte ganham suas ações, mas os valores das condenações são aviltantes e estimuladores de novas práticas de desrespeito.

As condenações das grandes empresas que desrespeitam o cidadão – trabalhador e consumidor, várias dessas empresas, como Bancos, fornecedora de água e luz elétrica e ainda as prestadoras de serviços de telefonia não são pedagógicas positivas sob o ponto de vista da cidadania, pois desestimula as pessoas a não reclamarem quando são execradas e constrangidas, o que eleva ainda mais os lucros das empresas que patrocinam estas atitudes que só visam o lucro e o capital.

A cultura do inconformismo não deve se perpetuar na mente das pessoas, em especial dos mais jovens, pois é assim que os direitos individuais, coletivos e difusos são usurpados, e ainda mais, este sentimento torna-se comum e vira costume. Ao final paga-se pelo que não se recebe e assim gera o empobrecimento do sentimento de cidadão.

As leis são claras e precisam ser cumpridas na integralidade. O Poder Judiciário é quem é chamado de inoperante, mesmo cumprindo as normais legais existentes, mas há que se lembrar de que as leis são elaboradas e aprovadas pelo Poder Legislativo no Município, Estado e Federação. É nas discussões e aprovações das leis e regras que todos os eleitores do país devem estar atentos.

(Foto ilustração internet)

Anúncios

Obrigado pelo seu acesso e comentário! Divulgue aos seus amigos. Nosso Twitter @_celsogomes_

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s